+351 234 426 640   |   +351 968 788 645
RPG - Reeducação Postural Global
João Carvalho, 11 de Julho de 2016

São imensos os hábitos posturais inadequados a que nos sujeitamos durante a maior parte do dia, durante dias, semanas, durante a vida. O sedentarismo que dia após dia se instala faz com que tenhamos uma má utilização do corpo humano, o que leva a um desequilíbrio do sistema neuromuscular e, consequentemente, a alterações posturais. Ter uma postura correcta faz com que haja uma maior vantagem sobre o nosso próprio corpo, mas para que isso aconteça temos de conhecer qual a postura correcta e saber qual a melhor vantagem que podemos tirar do nosso corpo.

O que é a RPG?

A Reeducação Postural Global – RPG é um método científico de avaliação e tratamento de patologias do sistema neuro-músculo-esquelético.
                Esta técnica baseia se em três princípios:

  • Individualidade (cada indivíduo tem a sua maneira diferente de reagir, agir e sentir)
  • Casualidade (a causa do problema pode estar afastada do sintoma, sendo assim, a RPG remota a causa à consequência)
  • Globalidade (não trata o problema individualmente, não trata o corpo em partes isoladas mas trabalha o corpo na sua globalidade e no seu todo; toda a actividade muscular estática ou dinâmica é quase sempre concêntrica e leva a um encurtamento muscular)

A RPG é sempre trabalhada no alongamento muscular estático.

Quando podemos recorrer à RPG?

A RPG pode ser utilizada em fases agudas ou crónicas e em qualquer tipo de idade. Recomenda se em todo tipo de patologias, tais como: Hérnia Discal; Protusão Discal; Lombalgia / Dorsalgia / Cervicalgia /Ciatalgia - "Dor Ciática"; Cervibraquialgias; Tendinites e Tendinopatias; Bursites; Alterações da sensibilidade dos braços; Dor / Disfunção da Articulação Temporo Mandibular; Enxaquecas; Tonturas; Dores de cabeça; Lesões articulares e pós-traumáticas; Subluxações; Entorses; Fracturas; Traumatismos da coluna cervical - golpe de chicote (acidentes de viação); Lesões musculares; Ombro congelado; Dor articulares difusas (dores de joelhos, ...); Escolioses; Hipercifose; Hiperlordose; Joelho valgo e varo; Pé cavo e pé plano.

Recentemente começou-se a utilizar este método noutras áreas da reabilitação, como neurológica (AVC’s), saúde da mulher (preparação para o parto, incontinência urinária), respiratória (DPOC) ou até dispneia de sono.

Em que se baseia o tratamento?

Todos os doentes são diferentes e como tal devem ser tratados de forma individual e focada para cada uma das suas patologias. Cada sessão deve ser individual e ter a duração que o terapeuta achar conveniente, normalmente dura cerca de uma hora. Deve haver uma avaliação do paciente em pé, sentado e/ou deitado fazendo assim uma avaliação global do mesmo.

 A RPG é um método que requer pessoas activas, ou seja, o utente tem de ajudar o terapeuta na sua recuperação pois, apesar de ser o terapeuta a exercer a técnica, é de extrema importância que haja interacção e que o doente dê a perceber o que está a sentir e ajudar para que a recuperação seja mais rápida.

Conclusão:

A RPG é um método inovador que trabalha o corpo como um todo e não em partes separadas, daí a sua importância pois trata o corpo da maneira que este se comporta, ou seja, o corpo funciona como um todo e não individualmente.

A interacção/intervenção do doente na sua recuperação é igualmente importante pois através do fisioterapeuta são relatadas as posturas corretas e alongamentos o que faz com que a pessoa comece também a interagir e a tratar o seu corpo. É necessário incutir ao doente que a manutenção da sua postura depende muito dele e como ele "trata" o seu corpo, por isso mesmo quando é tratado tem de tentar manter todos os ganhos que foi adquirindo durante a intervenção.

 

 

Voltar