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Dor no joelho?! Não fique parado!
Dr.Rafael Gonçalves, 11 de Dezembro de 2017

Ah aquela altura em que tinha um joelho direito e um esquerdo ao invés do Bom e o Mal! Bons tempos…”, quem não conhece alguém que tenha dores constante nos joelhos? Qual atleta ou praticante de desporto que já sentiu que algum dos joelhos não estava a “funcionar” como devido, em alguma altura, ou na prática de alguma atividade?

O joelho é uma grande e complexa articulação. Esta é composta por ossos, tendões, cartilagens, ligamentos e bolsas repletas de líquido que ajudam a lubrificar a articulação. Porém, apesar de robusta e bem composta; também está vulnerável a lesões. Como em qualquer outra articulação, as patologias e lesões que podem acometer o joelho são bastantes, e há uma serie de fatores que devem ser analisados para que se chegue a um diagnóstico fidedigno e assim proceder ao seu tratamento.

Uma coisa é certa, a chave para um joelho saudável é a estabilidade e o bom alinhamento da articulação. Este também é conferido pelo equilíbrio muscular de toda a musculatura que envolve a articulação.   Quando lesionado, o joelho responde com uma cascata de reações que conduzem à inflamação e consequente reparação. Lesões repetidas e inflamação podem levar a dor progressiva no joelho, além de atrasar a cura completa.

 Muitas vezes você pode cuidar por conta própria de lesões menores no joelho, como dor leve ou inchaço. Faça uma breve avaliação da sua condição:

  • Dor ao dobrar o joelho;
  • Dor ao caminhar ou subir e descer escadas;
  • Inchaço leve em uma área;
  • Ranger ou estalar ao movimentar o joelho.

Use uma terapia composta por: repouso, gelo, compressão e elevação.

Procure ajuda de um profissional qualificado, se:

  • Você não conseguir colocar o peso do seu corpo sobre o joelho;
  • O inchaço for muito grande;
  • Você não puder dobrar ou alongar a articulação do joelho;
  • A dor for muito intensa;
  • Dor no joelho persistir apesar do tratamento feito em casa;

 

Para responder a estes exigentes desafios, a UpCare Medical Center conta com fisioterapeutas com enorme qualidade e formação.

 

Sabia que: O Gelo deve ser aplicado para reduzir a dor aguda e inchaço no joelho. É aconselhado a aplicação no máximo de 15 minutos e repetir com intervalos de 2 hora, duas ou três vezes por dia.

 

Desejamos a todos os nossos amigos e pacientes umas Boas Festas!

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