+351 234 426 640   |   +351 968 788 645
Dia Mundial da Fisioterapia
João Miguel Carvalho, 31 de Agosto de 2017

Dia Mundial da Fisioterapia

 
No dia 8 de Setembro, celebra-se mais uma vez o Dia Mundial da Fisioterapia. Este ano, Aveiro recebe estas comemorações  de uma forma especial uma vez que irá decorrer na nossa cidade, durante os dias 10,11 e 12 de Novembro, o Congresso Nacional de Fisioterapia.

A Fisioterapia é uma ciência em crescimento exponencial,  quer a nível científico, técnico,  e polivalente, sendo que cada vez mais se verifica a sua eficácia e eficiência. Na população em geral existe cada vez mais o reconhecimento da importância da Fisioterapia,  na prevenção, no tratamento de algumas de doenças e no aumento da qualidade vida das pessoas.
 
Actualmente, assistimos à importância da polivalência no tratamento de inúmeras patologias incapacitantes e a Fisioterapia ocupa um papel importante nesta rede de cuidados. Muitos são os profissionais de saúde que já trabalham com fisioterapeutas com formação especializada e individualizada quanto especificidade do estado de saúde/doença de cada individuo, tais como os dentistas, nutricionistas, pediatras, ginecologistas, neurologistas, enfermeiros, professores de educação física entre outros. Numa equipa multidisciplinar coesa e com objectivos determinados e atingíveis é possivel realizar um trabalho singular e excepcional para o individuo/família e nesta equipa a Fisioterapia tem cada vez mais um o papel activo e determinante para o sucesso do estado de saúde de cada individuo.
 
Apesar deste desenvolvimento todo, a grande luta da Fisioterapia em Portugal mantém-se constante contra "o nosso triste e ledo fado". A ideia popular de "nascemos para sofrer" continua a ultrapassar gerações e gerações e mantém-se fiel à sua  ignorância,  continuamos apenas a pedir ajuda quando já não conseguimos levar a cruz sozinhos. Em todas as áreas da Fisioterapia estão patentes os seus benefícios e potencialidades, nomeadamente na área de neuro-músculo-esquelética onde as técnicas são cada vez mais eficazes, com tempos de recuperação recorde e redução de sequelas ao mínimo para a maioria das lesões. 
 
Por tudo o que já foi feito, por tudo o que fazemos e por tudo o que temos possibilidade de fazer, acreditamos que a Fisioterapia é uma forma de estar, um bem essencial para a saúde de todos os indivíduos e aos que ainda não se renderam a sua importância vital desafiamos, especialmente os mais incrédulos, para experimentarem a Fisioterapia.
 
UpCare Medical como policlínica de referência, tem como filosofia esta cooperação saudável de profissionais de saúde que procuram ter uma visão holística do individuo/família de forma a potenciar ao máximo a sua recuperação do mesmo. Para que seja possivel prevenir, ajudar e tratar dores constantes e persistentes a UpCare Medical Center vai realizar um rastreio postural gratuito durante todo o Dia Mundial da Fisioterapia.
Voltar